Domingos Amaral esteve entre nós, à conversa com os alunos dos cursos de Humanidades, na Sala Aristides Sousa Mendes. Com fortes ligações afetivas a esta zona do país, o nome do Agrupamento foi o mote para o início da sua conversa, pois o seu último livro publicado Assim nasceu Portugal, retrata a infância e juventude do nosso primeiro Rei – D. Afonso Henriques.
Os assuntos encadearam-se e, falando da sua carreira jornalística que iniciou com a criação de um jornal na Universidade Católica onde estudava Economia, o escritor explicou o seu processo de escrita, distinguindo a jornalística da ficcional, e reiterou os benefícios da leitura.
Respondendo às questões dos alunos sobre o livro e as personagens de maior estima, o escritor destacou duas obras Enquanto Salazar Dormia e Quando Lisboa Tremeu, ambos romances históricos, “levantando o véu” sobre a intriga e algumas personagens: Jack, Luisinha, Maria do Carmo, o rapaz… A forma emotiva como falou de cada uma delas, deixou o auditório sensibilizado e curioso para a leitura dos livros.