Os alunos das turmas do 3º G e 3º H visitaram hoje as instalações da "Porto Editora" e conheceram o "Bloco Gráfico", responsável pelo processo de produção dos livros, manuais e aplicações que utilizam na sala de aula.
A visita serviu também para incutir nos alunos o gosto pela leitura e preservação dos livros, objetivo amplamente conseguido, registada a motivação e satisfação revelada por todos os alunos no final.

No dia 9 de fevereiro, realizou-se o cortejo carnavalesco nas ruas de Vila das Aves, com a presença das Escolas Básicas de Bom Nome, Quintão1 e o Jardim Infância das Fontainhas.
Alunos, docentes, assistentes operacionais e encarregados de educação desfilaram com alegria e folia... foi um dia de diversão! Muita cor, disfarces lindíssimos e a boa disposição de todos tornaram este desfile, um carnaval especial!
Um agradecimento às Associações de Pais envolvidas, à comunidade escolar do AEDAH, à GNR (Escola Segura) e Junta de Freguesia de Vila das Aves, que ajudaram a proporcionar esta atividade de relevância.

Ao longo da semana, todos os alunos do 1º Ciclo e Pré-escolar, sob a orientação do corpo docente, produziram trabalhos alusivos ao Carnaval tais como máscaras, mascarilhas, cartazes…
Os alunos demonstraram um grande envolvimento, empenho e entusiasmo nas diferentes fases da atividade.
Esta atividade proporcionou momentos de criatividade, autonomia, sociabilidade, e espírito de grupo.

No dia 2 de fevereiro realizou-se na Escola Básica de Quintão1 um simulacro de incêndio com a intervenção dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves.
Com esta atividade, pretendeu-se testar a eficiência do Plano de Prevenção e Emergência da escola assim como a prontidão dos bombeiros.
Os alunos respeitaram as regras de segurança e reuniram-se no ponto de encontro até os profissionais terminarem a ação de socorro.
Os alunos mostraram-se interessados e colaboraram no sentido de o simulacro decorrer com sucesso.

Perspetivando a transmissão de costumes e tradições às nossas crianças desenvolvemos a atividade dos Reis que constou do seguinte:
- Realização de coroas de Reis usando materiais e técnicas de expressão plástica diversas;
- Seleção de canções tradicionais de Reis;
- Aprendizagem e ensaios da canção selecionada;
- Cantar os Reis pela localidade.

A atividade envolveu a comunidade educativa da escola, família e comunidade local.
Cumpriram-se os objetivos propostos e foi do agrado das nossas crianças.

Na Escola Básica de Quintão 1, no dia 10 de novembro, comemorou-se o S. Martinho com as atividades habituais desta data, uma vez que têm contribuído positivamente para a participação dos alunos e das famílias na vida escolar. O Pré-escolar e o 1º ciclo fizeram cartuchos muito criativos, decoraram a escola, cantaram e recitaram algumas poesias, visualizaram em conjunto o PowerPoint da Lenda de S. Martinho, confraternizaram e para terminar comeram as castanhas e beberam suminho.

No dia dezasseis de outubro, para comemorarmos o Dia Mundial da Alimentação contámos com a colaboração da nutricionista Paula e das enfermeiras Cassilda e Elsa da UCC Provida (Unidade de Cuidados na Comunidade).