O docente responsável pelas Ofertas Profissionalizantes do Agrupamento participou numa viagem informativa para especialistas em formação juntamente com outros responsáveis de Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe, organizada pelo Instituto Goethe. Foi umaoportunidade para conhecer o Sistema da Formação Dual e visitar escolas públicas e privadas alemãs, onde cursos daquele cariz são ministrados, assim como organismos e empresas que proporcionam formação em contexto de trabalho aos aluno/formandos.

A organização dos cursos, parcerias com empresas, avaliação e funcionamento global dos cursos profissionais foram explicados aos representantes dos três países, que puderam perceber o importante papel dos empresários e das empresas no sistema dual.
O Sistema Dual consiste na dualidade entre a qualificação teórica e a prática em contexto de trabalho sendo que o peso primeira é superior à da qualificação teórica. A característica e o objetivo principal deste sistema visa conjugar conhecimentos teóricos com competências adquiridas no posto de trabalho (aprender fazendo).
À componente de trabalho que permite a construção de redes de contactos importantes,
associou-se uma componente cultural também muito importante.