No dia 23 de novembro realizou-se a cerimónia do hastear da Bandeira Verde, galardão que foi atribuído pela 17ª vez à Escola Básica Ave pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa).

Foto B

Nesta cerimónia, sob a coordenação do professor Manuel Moreira, assistiram ao evento um número reduzido de alunos e professores (devido à pandemia) e ainda Severina Fontes, Diretora do Agrupamento, Rui Sousa, Coordenador de Estabelecimento, João Sousa, Presidente da Associação de estudantes, Lurdes Azevedo, representante dos pais e encarregados de educação, Emília Reis, Coordenadora dos assistentes operacionais, Joaquim Faria, Presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves e as vereadoras Sílvia Tavares e Ana Maria Ferreira, em representação da Câmara Municipal de Santo Tirso.

O programa deste evento incluiu um momento musical pelos alunos das turmas do 6ºD e 6ºE e do Clube de Música, a participação de duas alunas do Clube de Teatro que apresentaram uma peça intitulada “preservar o meio ambiente” e a entrega do prémio relativo ao desafio “Missão Eco-Escolas: Amar o Mar”, atribuído pela ABAE a uma aluna que neste ano letivo frequenta o 9ºano.

Seguiram-se as intervenções da Diretora do Agrupamento, do Presidente da Junta de Freguesia e das representantes do município, que deram os parabéns à comunidade educativa pelo trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Eco-Escolas. Como agradecimento pela sua presença, alguns alunos ofereceram, a estas individualidades, lembranças feitas com materiais recicláveis.

Por fim, ocorreu o hastear da Bandeira Verde pelo presidente da associação de estudantes e pela aluna que foi distinguida pela ABAE, ato que foi acompanhado também pelo hastear das Bandeiras da Europa, Nacional, Junta de Freguesia e do Município.

Este momento simbólico e comemorativo ao nível local, caracterizado pela simplicidade, foi mais uma iniciativa de promoção da Educação Ambiental, da Sustentabilidade e da Cidadania.