No dia 12 de dezembro, mais de uma centena de alunos do 7.º ano de escolaridade, tanto da Escola Básica de Vila das Aves como da Escola Básica de S. Tomé de Negrelos, acompanhados por doze professores seus, foram ao Planetário do Porto, onde vivenciaram momentos inolvidáveis.

  

Na sala da sessão imersiva, foi como se os alunos tivessem entrado dentro de “uma nave espacial”, onde fizeram a maravilhosa viagem “Da Terra aos confins do Universo”, sempre com as explicações, tão pertinentes, do "comandante a bordo".

Tiveram ainda uma outra atividade prático-laboratorial que lhes permitiu compreender que a medida da grandeza Peso de um corpo varia, consoante a gravidade do astro do Sistema Solar onde o corpo esteja.

Esta Visita de Estudo, realizada no âmbito das disciplinas de Físico-Química, Ciências Naturais e Geografia, visou “promover estratégias que envolvessem a aquisição de conhecimentos, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das aprendizagens essenciais; bem como, desenvolver a capacidade de observação e descrição; e ainda, promover saudáveis relações interpessoais”.

Contribuiu, portanto, para o desenvolvimento da literacia científica e da capacidade de pensar de forma crítica e criativa, integrando conteúdos, processos e capacidades.