ditador

No âmbito do PNC (Plano Nacional do Cinema) e do projeto “O Cinema está à tua espera” decorreu no passado dia 30 de janeiro (na semana das comemorações do 75º aniversário da libertação, pelos tropas soviéticas, do campo de extermínio nazi de Auschwitz-Birkenau- 27 de Janeiro de 1945) a projeção do filme “O Grande Ditador” (1940), de Charlie Chaplin, no CCMVA, para os alunos do 9ºano que frequentam a ESDAH e a projeção do filme “A Vida é Bela” (1997), de Roberto Benigni, visionado no Auditório da EBSTN pelos alunos do 9ºano deste estabelecimento de ensino.

O filme “O Grande Ditador” foi comentado por Vítor Ribeiro, responsável pela Programação de Cinema da Casa das Artes de V. N. de Famalicão.

Ambos os filmes são duas hilariantes comédias que apresentam uma profunda crítica ao culto da personalidade, prestado a Hitler e a Mussolini, e à brutalidade do nazismo, representada no antissemitismo e no sentimento de enorme hostilidade e ódio em relação aos judeus.

 Com o desenvolvimento desta atividade, promovida pela equipa de docentes do PNC do AEDAH,  foi definido o objetivo claro de sensibilizar e motivar os alunos para a importância do cinema , que deve ser encarado não somente como uma forma de entretenimento mas, também, como um recurso didático e uma estratégia ou ferramenta pedagógica, que  deve e pode  ser aprofundada, para poder contribuir para a melhoria das competências e das  aprendizagens dos alunos e, simultaneamente, para a melhoria dos seus resultados académicos.

Devemos destacar a postura exemplar, o interesse e a  motivação  demonstrados pelos alunos.

AVIDABELA