No dia 3 de março, os alunos do 9º ano, da escola Secundária D. Afonso Henriques, foram em visita de estudo a Serralves - casa do cinema Manuel de Oliveira – e a Baguim do Monte -à Lipor- no âmbito das disciplinas Geografia, Português, Físico-Química, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual.

Nestes espaços puderam tomaram contacto com o percurso cinematográfico de Manuel de Oliveira e do destino que é dado aos resíduos que separamos nas nossas casas.

 Foram entregues na Lipor alguns quilos de resíduos separados pelos nossos alunos (papel, plástico, metal ou vidro) como forma de pagamento da entrada (cerca de 1 Kg por aluno).

A promoção e defesa da sustentabilidade do planeta faz-se através de “pequenos” gestos diários. Pretendemos estender esta ação a toda a comunidade para que se adoptem medidas coletivas e individuais tendo em vista a existência de um planeta mais sustentável.

A experiência foi muito enriquecedora, permitiu múltiplas abordagens, foi impulsionadora de diversas aprendizagens que serão ampliadas e reforçadas em contexto de sala de aula.

Imperou o entusiasmo e o civismo. As condições atmosféricas adversas desse dia não permitiram a realização da caminhada pelo trilho ecológico, que ficou para outra ocasião. O auditório da Lipor foi o palco alternativo para o sucesso desta atividade.