Ação de sensibilização – DOENÇAS NEUROMUSCULARES

Os docentes de Educação Especial do Agrupamento, promoveram uma atividade aberta à comunidade educativa, no dia 6 de dezembro de 2018, para assinalar o "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência", no auditório da Escola Básica de S. Tomé de Negrelos.

DSC08432

O âmbito deste evento, teve como enfoque, a sensibilização para “As Doenças Neuromusculares” e para tal, foi convidada “A Associação de Doenças neuromusculares”, onde estiveram presentes dois oradores, para apresentar esta temática. Um dos oradores, portadora desta problemática, narrou as vivências e dificuldade, que foi superando durante o seu percurso de vida, tendo sido coadjuvada por um terapeuta ocupacional.

A iniciativa decorreu num clima de interação permanente, entre os oradores e a plateia, através da apresentação de um pequeno filme, em que eram visualizadas as rotinas do quotidiano de pessoas com a referida problemática.

A oradora fez-se acompanhar de um cão assistente, para demonstrar a importância do mesmo, no auxílio prestado diariamente. A presença deste animal treinado, suscitou curiosidade na plateia. Esta ficou sensibilizada e colocou diferentes questões aos oradores, os quais foram respondendo às diversas solicitações.