No dia 16 de maio, os alunos do 10.° H1 participaram no Programa "Escritores no Palácio de Belém" com o escritor Gonçalo  M. Tavares. Previamente, estudaram algumas obras deste autor (incluindo-as no seu Projeto de Leitura) e preparam algumas questões que lhe quiseram colocar relacionadas com a sua obra e com o processo de escrita e publicação. Durante o encontro, tiveram ainda oportunidade de falar com a escritora Isabel Alçada e de ouvir o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa a realçar a importância desta iniciativa, a contar histórias sobre "chapéus" e, sobretudo, a salientar a importância de se fazer o balanço (mesmo que apenas "mental") de cada dia.

Numa atividade que articulou conhecimentos de Português, História A, Geografia A e Filosofia e pretendeu, entre outros, o incentivo à leitura e à valorização do património e dos valores na vida e na cultura da nossa sociedade, os alunos foram à descoberta do Palácio de Belém, passaram pelo Mosteiro dos Jerónimos e encontraram-se a si mesmos, como mais esclarecidos, gratos e inspirados.

Por ter superado todas as expectativas (que já eram elevadas) e seguindo o conselho dado pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, avaliou-se este dia com "20 valores" (no domínio dos conhecimentos e no dos afetos).

Alunos e professores agradecem ao Palácio de Belém pela "hospitalidade" e guardarão seguramente a melhor memória deste dia.