No dia 10 de junho comemora-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e a Escola Básica de S. Tomé de Negrelos não esqueceu essa data que, embora corresponda à morte do Poeta, é uma forma de celebrar e manter vivo esse génio da Literatura Portuguesa, que nos legou, não apenas a nós Portugueses mas ao mundo inteiro, uma obra de incalculável valor.
Assim, no dia 8 de junho, um aluno do 8ºG deu vida a Luís Vaz de Camões que, percorrendo a escola, presenteou a Comunidade Educativa com a leitura de alguns dos seus textos.

No início do ano letivo, no âmbito das DAC, foi lançado um desafio às turmas de 7º ano: “E se eu fosse a Marte?”. Os alunos realizaram pesquisas nas diversas disciplinas ao longo do ano letivo sobre o Planeta Marte e sobre o Planeta Terra. Imaginaram como seria viver em Marte e pesquisaram sobre a evolução da vida do Homem na Terra.
O produto final resultou numa exposição dos trabalhos dos alunos. Os discentes elaboraram cartazes, maquetes e réplicas de instrumentos da Pré-História, algumas verdadeiras obras de arte!

Os alunos do 2ºM da EBSTN, para celebrarem o Dia Mundial da Criança, construíram um cartaz inspirado numa pintura oferecida pelas crianças da Associação do Infantário de S.Tomé de Negrelos, aquando da visita dos mesmos à nossa Escola, intitulada: " As crianças têm nas suas mãos o poder de transformar o Mundo!"
A preparação da decoração iniciou-se com uma reflexão sobre a importância de se assinalar este dia e perceber como as crianças podem mudar o Mundo.
O mote estava dado e, uma chuva de ideias surgiu direcionada o pequeno grande mundo deles, a ESCOLA, sobre o lema de: "Nós temos nas nossas Mãos o Poder de Melhorar a Nossa Escola".

O Dia Mundial da Dança, foi mais uma vez celebrado na EBSTN com muita música, ritmo, movimento, coreografias e claro, boa disposição! Foram sem dúvida, momentos vividos com muita intensidade por todos os alunos desde o Pré-escolar até ao 9ºano.
Um agradecimento muito especial para o grupo de dança da EBSTN, pela excelente iniciativa e organização.

As crianças gostam de ouvir as histórias contadas pelas suas avós. Assim, foi com agrado que convidamos a D. Balbina Coelho, a D. Teresa Guimarães, a D. Maria Freitas e a Professora Edite Pina, para contarem e recordarem algumas das histórias que mais as marcaram enquanto alunas e professora, no caso da professora Edite Pina, no período antes do 25 de abril. Foi sem dúvida uma aula diferente, onde a emoção, a expressividade, a espontaneidade, a credibilidade e a simplicidade, entusiasmaram os nossos alunos e as nossas convidadas.

Os alunos da EBSTN, em representação das escolas do distrito do Porto, nos dias 16 e 17 de abril, estiveram presentes na Sessão Nacional do Programa Parlamento dos Jovens 2017/2018 na Assembleia da República, em Lisboa.
Foram dois dias de intensos trabalhos. Após a chegada ao Parlamento, iniciaram-se de imediato as reuniões das comissões, onde foram debatidos na generalidade e na especialidade os projetos de recomendação a apresentar na sessão do dia seguinte.
O segundo dia foi dedicado à sessão plenária, com a participação dos jovens deputados(as) que após um período de perguntas aos deputados(as) de todos os grupos parlamentares, debateram e procederam à votação final global da sua recomendação à Assembleia da República, sobre o tema, Igualdade de Género.