No dia 27 de janeiro, recorda-se a memória dos milhões de pessoas que foram vítimas do Holocausto. O dia foi instituído pelas Nações Unidas em 2005, para relembrar a libertação dos judeus do campo de concentração de Auschwitz, pelas tropas soviéticas, em 27 de janeiro de 1945.
A EBSTN – AEDAH decidiu lembrar a memória de milhões de pessoas – homens, mulheres e crianças - brutalmente assassinadas pelo simples facto de serem judeus, ciganos, eslavos, homossexuais ou por serem opositores políticos. Assim, a nossa escola levou a cabo um conjunto de iniciativas para recordar todas estas vítimas, através de várias exposições pelos espaços da nossa Escola com desenhos elaborados por vítimas dos campos de concentração, fotografias da passagem de alunos da EBSTN pelo campo de extermínio de Auschwitz no âmbito do Projeto Erasmus, trabalhos elaborados pelos alunos, a construção de um campo de concentração e a passagem de documentários de sobreviventes do holocausto que contam os horrores por que passaram, documentários estes, direcionados para os alunos dos 9º anos, pois o Holocausto é um dos temas do currículo na disciplina de História.


O Holocausto aconteceu numa Europa moderna e civilizada, portanto devemos sempre lembrar este período negro e de grande terror da História Mundial, pois ele existiu mas, não devemos permitir que aconteça de novo.
Toda a comunidade Educativa está convidada para visitar a exposição até ao dia 2 de fevereiro.