Na semana de 9 a 13 de Janeiro os alunos das turmas D,E e F do 9.º ano de escolaridade da Escola de S. Tomé de Negrelos, visitaram durante a aula de Educação Visual o Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso para atenderem à exposição ‘Escultura Intíma’ do Artista espanhol Miquel Navarro.

Esta visita foi de dupla utilidade pois permitiu aos alunos conhecerem simultaneamente o Museu, criação arquitectónica dos arquitectos galardoados com o prémio Pritzker, Álvaro Siza Vieira e João Souto de Moura, bem como esculturas e serigrafias de Miquel Navarro.

A temática das obras expostas, ‘construção da cidade imaginária’, que relaciona a escultura e arquitectura foi extremamente adequada aos conteúdos que estes alunos estavam a desenvolver na disciplina de Educação Visual pois tinham acabado de abordar a Perspectiva Linear Cónica e começavam a explorar a Perspectiva Axonométrica. Na abordagem destes conteúdos os alunos foram precisamente desafiados a desenvolver composições livres em que criaram volumetrias que sem dúvida evocam possibilidades escultóricas e/ou arquitectónicas conforme se pode observar nos trabalhos de alguns alunos da EBSTN.