JAZZ, “É a arte da composição instantânea”, como dizia um grande músico de Jazz, Charles Mingus.

No dia 23 de Fevereiro, pelas 10h30m, a convite da Câmara Municipal de S. Tirso – Departamento de Cultura, Património e Turismo e, inserido no currículo de Música, realizou-se na Escola Básica de S. Tomé, um “Workshop de Música Jazz” para os alunos do 8º D e 8º E, da vertente de Música, dinamizado pelo guitarrista Mané Fernandes e vibrafonista Ricardo Coelho.

No início da atividade, os dinamizadores interpretaram um tema jazz. De seguida, um dos objetivos foi interagir com os alunos sobre a história do Jazz, como nasceu, em que se baseia, vários estilos swing, bebop, cool, fusão…., que instrumentos, que acordes a usar, harmonia, improvisação e como pode ser transmitido. Realçou-se principalmente que a improvisação é essencialmente usada no Jazz, como técnica de execução musical espontânea. Ao mesmo tempo que se foi dialogando, os dinamizadores interpretavam alguns exemplos auditivos.

Na parte final do workshop, duas alunas da turma 8º E, tiverem a oportunidade de improvisar no vibrafone, sobre as orientações do músico Ricardo Coelho e apenas com poucas notas conseguiram improvisar e criar música hora e o resultado da harmonia foi fantástico.

Houve uma interação constante, registou-se um grande empenho e uma enorme recetividade por parte de todos os alunos envolvidos e professores acompanhantes.

Os objetivos previstos foram atingidos, os alunos estiveram atentos e esta iniciativa contribuiu para educar a atenção, vontade, inteligência e sensibilidade, assim como a memória auditiva, compreensão e poder de concentração nos alunos.

Estamos conscientes que este workshop desenvolveu e estimulou a capacidade crítica, contribuiu para a aquisição das aprendizagens adquiridas na disciplina de música, incutiu nos alunos maior gosto pela música, como também outra forma de ouvir, sentir e viver música Jazz.