Numa parceria entre o AEDAH e a Escola Segura, decorreu uma palestra sobre a Violência no Namoro, para os alunos do 9º ano da EBSTN.

O objetivo, foi alertar os alunos para esta temática, debatendo os conceitos de violência, as formas de agressão e de atuação perante estes fenómenos e, promover junto dos jovens, a aquisição de competências pessoais e sociais, bem como valores no âmbito da Igualdade de Género, cidadania e, uma cultura de não-violência, sensibilizando-os para a denúncia destes casos.

É Importante combater esta normalização da violência.

A Festa da Primavera na EBVA tem-se afirmado, ao longo do tempo, como uma atividade com grande história, visibilidade, e de vasto interesse na nossa Comunidade Escolar. Neste ano letivo de 2017/2018, a atividade teve como novidade a integração da comunidade do 1º ciclo de Bom Nome na festividade.O dia foi vivido num ambiente de grande alegria, partilha de valores, confraternização e cumplicidade por toda a comunidade da Escola Básica de Vila das Aves (alunos, funcionários, professores e encarregados de educação).

A turma do 5º B da EBVA, no dia 21 de março, esteve presente na Cerimónia de Encerramento da Rota pela Floresta - "Árvores que respiram... e inspiram", no Parque do Ribeiro do Matadouro, em Santo Tirso. A turma participou nesta atividade, a nível de escola juntamente com a professora Cristina Pereira, e os alunos leram as frases/texto que colocaram nos pergaminhos.
Presente esteve também, a Vereadora do Ambiente, Engª. Ana Maria, que esclareceu assuntos relacionados com a temática e conviveu com a turma no final da atividade.

No passado dia 21 de março, os alunos do 4º ano da EBVA, tiveram uma sessão de esclarecimento e sensibilização sobre as formas e meios de utilização e navegação mais segura na internet.
Foi com este intuito que o Agente Armando Pinheiro (GNR - Escola Segura), esclareceu sobre o uso responsável das redes sociais, dos jogos on-line e alertou sobre os perigos encobertos no mundo virtual.
Durante estas sessões os alunos das turmas do 4ºI e 4ºJ, mostraram-se comunicativos, interessados e atentos.

Na sequência da participação na atividade sobre a Floresta Autóctone, a turma do 5º B da EBVA, foi distinguida pelo FAPAS (Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens), com uma Menção Honrosa ao cartaz (floresta autóctone), pelo que esteve presente na entrega dos prémios que teve lugar no dia 20 março, na Casa do Povo em Santa Maria de Lamas.
No acompanhamento da turma esteve também a professora Aurélia Cristina, que para além de diretora de turma, foi também a responsável pelo projeto a nível de escola.