No passado dia 2 de fevereiro os alunos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, realizaram uma visita de estudo à Casa de Saúde São João de Deus, em Barcelos, juntamente com a professora Vera Moura.


No âmbito do Programa de Luta Contra o Estigma na Saúde Mental, os alunos tiveram oportunidade de assistir, durante a manhã, a um workshop informativo, seguido de uma visita às diferentes unidades da instituição. 
A Casa de Saúde São João de Deus tem capacidade para internar 350 utentes com doença mental. Além da assistência prestada aos utentes, em regime de internamento, a instituição tem também como objetivos, a reinserção social e a reabilitação psicossocial destes mesmos utentes. Esta reabilitação é, em parte, assegurada através da ocupação dos utentes no atelier do vime, atelier da cerâmica e atelier das atividades criativas.  
Os alunos tiveram oportunidade, da parte da tarde, de estar juntamente com os utentes a participar no atelier do vime e no atelier da cerâmica. Além dos trabalhos que realizaram, a experiência foi muito positiva, uma vez que puderam conversar com os utentes, desconstruindo assim alguns preconceitos a respeito dos doentes psiquiátricos.