Semana do Cinema no AEDAH
Entre os dias 24 e 28 de abril, com o objetivo de promover a literacia fílmica, aproximando o cinema português do público mais jovem, desenvolvendo a criatividade, o pensamento crítico e o gosto por esta arte, o cinema esteve em evidência no Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (Vila das Aves).
No âmbito do projeto Insert, no qual o Agrupamento está envolvido e que tem proporcionado formação a docentes e alunos, Pedro Alves e Kyle Sousa, da Escola das Artes (Universidade Católica Portuguesa), orientaram os nossos alunos pela linguagem e técnicas cinematográficas.
Recorrendo à plataforma online do PNC, alunos do 3.º ciclo e ensino secundário puderam visualizar a curta-metragem “Rafa”, de João Salaviza, seguida de uma conversa em torno das situações retratadas e das técnicas utilizadas (som, imagem, luz), estimulando a reflexão em torno da sociedade e dos seus problemas.
Os mais pequenos do pré-escolar e 1.º ciclo assistiram ao filme “Abelha Maia” de Alexs Stadermann, um clássico da animação, e acompanharam as aventuras desta abelha, alegre e bondosa, que nos mostra ser possível viver em harmonia junto de diferentes seres. O cinema a transmitir valores como a amizade, a solidariedade e a bondade, essenciais na vida em sociedade.
Os alunos do 2.º ciclo assistiram à curta-metragem de animação, “Cordas”, cujas personagens se aproximam da sua faixa etária, e puderam dialogar sobre o que sentiram e a mensagem transmitida.
Oficina de Animação – stop motion
A Semana do Cinema foi, também, uma oportunidade para os alunos do 3.º ciclo descobrirem esta técnica cinematográfica com a colaboração de Kyle Sousa, do projeto Insert e da Ema, aluna de mestrado da Escola das Artes, que os envolveram na magia do cinema, criando pequenas animações, em equipa, o que lhes permitiu perceber que o cinema, independentemente da técnica utilizada, é, na sua essência, constituído com base no trabalho colaborativo.
Foi com a certeza de que as iniciativas foram um sucesso que demos por encerrada mais esta Semana do Cinema, agradecendo a todos a participação.
Viva o cinema!
A semana em imagens