espaco

Nos dias 29 de outubro e 4 de novembro, no âmbito do Plano Anual de Atividades do AEDAH e dos Planos de Turma dos 7.º anos, foi realizada pelos professores de Físico-Química do 7.º ano, a atividade “O Espaço vai à Escola 2021”. No âmbito desta iniciativa, cientistas e engenheiros que trabalham em várias áreas ligadas ao Espaço realizaram palestras, via zoom, para todas as turmas de 7º ano do Agrupamento.

Em cada sessão participaram cinco turmas online em simultâneo.

Na primeira sessão, dia 29 de outubro, o investigador Dr. Paulo Maurício, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, fez uma “viagem” ao “O Universo: escalas e conteúdo”. Nesta palestra os alunos tiveram o primeiro contacto com números imensamente grandes e com as escalas que se usam para medir distâncias no Universo.

No dia 4 de novembro os alunos exploraram o tema “À descoberta de planetas extrassolares” com o investigador Dr. Sérgio Sousa, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Nesta palestra os alunos ficaram a saber quais as técnicas usadas para se descobrir planetas fora do nosso Sistema Solar, onde já se descobriram esses planetas e quantos planetas já se descobriram.

Nas palestras os alunos “viajaram” pelo Espaço com as imagens e explicações dos palestrantes e a com a preciosa ajuda dos professores das diferentes disciplinas. No final das palestras ainda houve tempo para tirar dúvidas dos mais curiosos. Foi sem dúvida uma aula diferente!