No dia 25 de maio, as turmas B e D do 8º ano da Escola Básica do Ave, no âmbito do Domínio de Articulação Curricular, participaram no projeto Eco-Trilhos Escola Ave (site do projeto), destacando-se a visita ao Amieiro Galego, Capela de Santo André e a realização de uma Prova de Orientação na Escola Secundária D. Afonso Henriques.

Esta caminhada foi desenhada pelos alunos das turmas em questão com a colaboração do Professor José Maria Fernandes, inspirados nos trilhos que juntam história, ciência e ambiente, uma forma que pretende motivar os alunos para o conhecimento do património natural, cultural e paisagístico e das histórias que os lugares visitados possuem. Tratou-se então de um projeto com orientações pedagógicas, de educação e sensibilização patrimonial e ambiental.

É de referir que num contexto escolar este projeto Eco-Trilhos assume-se como laboratório de aulas ao ar livre, saídas de campo, observação, identificação e controlo de plantas, autóctones ou invasoras, prova de orientação (no âmbito da disciplina de Educação física), fotografar a natureza, e promover tudo isto numa prática saudável de exercício físico.