No dia 30 de abril madrugamos, para chegarmos ao aeroporto às 4:00 para iniciarmos a saída de campo à Ilha Terceira, no âmbito das disciplinas de Geografia C e Biologia.

Após atravessarmos até ao meio do Atlântico, aterramos no Aeroporto das Lajes. Seguimos, de imediato, para a visita aos seguintes lugares: Serra do Cume, Miradouro do Facho, Praia da Vitória, Porto Martins, Farol da Ponta das Contendas, Baía da Salga, Porto Judeu, Serretinha e Monte Brasil, onde nos deslumbramos com as paisagens de mar e terra. O almoço foi uma tradicional alcatra, para recuperar energia ao fim de uma manhã preenchida. A tarde foi passada no hotel, para desfrutar das instalações (principalmente da piscina e do SPA), conviver e descansar um pouco. Terminamos o dia com uma saída lúdica à cidade de Angra do Heroísmo. Para o segundo dia aguardam-nos emoções fortes...

No dia 1 de maio saímos do hotel e iniciamos o nosso dia de descoberta na Marina de Angra do Heroísmo. Largamos amarras para uma viagem de barco para fazermos uma observação de cetáceos. O embalo do mar provocou algumas emoções que atingiram o pico quando pudemos observar e acompanhar cardumes de golfinhos a capturar as suas prezas e a comunicarem entre si com audíveis estalidos e zumbidos. Uma experiência inesquecível!
Após o almoço visitamos, devidamente equipados, a gruta do Natal onde foi possível percorre um tubo lávico. De seguida, entramos no Algar do Carvão, uma chaminé vulcânica e percorremos as furnas de enxofre, uma caldeira vulcânica com atividade secundária. 
Após este dia repleto de novas experiências e emoções, regressamos ao hotel onde aproveitamos para descansar e usufruir das maravilhas do mesmo. 
Mais uma vez, o sucesso de mais este dia apenas foi possível com a colaboração do ilustre é único Sr. Sozinho, o nosso fantástico guia. 
No dia 2 de maio, começamos a nossa visita na freguesia de São Mateus, onde ficamos a conhecer todo o processo inerente às artes de pesca tradicional e sustentável que se pratica na Ilha Terceira. 
Em seguida, deslocamo-nos até ao Miradouro do Raminho. Pelo caminho foi possível observar 3 das ilhas que constituem o grupo central do Arquipélago dos Açores: São Jorge, Pico e Graciosa. 
Daqui, dirigimo-nos até à freguesia de Biscoitos para apreciar as piscinas naturais e as vinhas. Tal como no Pico, também nesta ilha das pedras se faz vinho. 
Para terminar esta manhã em grande, almoçamos na Tasca Ramo Grande nas Lajes.
Ao início da tarde, fomos recebidos na Base Área n°4 das Lajes conhecendo a origem da mesma e o seu papel estratégico em termos militares para a geopolítica global.
Por volta das 16h regressamos ao hotel para desfrutar de uns banhos de sol e do SPA.
Acabamos a nossa tarde a jantar no próprio hotel.
Amanhã aguardam-nos novas aventuras.