A biblioteca da esdah foi o palco escolhido para a concretização do DAC da turma 10ºASI, no dia 26 de maio de 2022, onde a turma se reuniu com os alunos da Universidade Sénior de Vila das Aves.

Tudo começou com o plano do Ministério da Educação de recuperação de aprendizagens, decorrentes da pandemia, com a apropriação de uma frase muito divulgada nas redes sociais em tempos de pandemia e correspondente adaptação ao contexto, resultando o lema Um problema por dia não sabe o bem que lhe fazia e com o cruzamento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis, da agenda 2030 da ONU, presidida pelo português António Guterres, concretamente o objetivo 3 Saúde e Bem-estar, ação 7: Nunca pares de aprender. Estar ativo e fazer atividades educativas ajudam as pessoas mais velhas a ultrapassar problemas de saúde mental. Aprende um novo idioma, lê e participa num clube literário.

Assim a turma do 10ºI fez a apresentação dos robots por si construídos, desafiando a Universidade Sénior a considerar no seu currículo escolar a Robótica.

A turma do 10ºAS apresentou um exercício de Magia, e diferentes desafios matemáticos a exigir a atenção, a relacionação e organização de ideias. Estes foram desenvolvidos em dinâmica de trabalho de grupo possibilitando uma interação muito rica e de colaboração inter e intra turmas, assumindo os alunos o papel de professores.

A atividade terminou com uma degustação de doces feitos pelos alunos.

Foi muito agradável, termos trazido para dentro da nossa escola outra "escola".